Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Época de criação de 2013

Boa noite a todos os "amantes" deste hobbie.
Como já devem ter reparado já faz algum tempo, para não dizer bastante que não publicava nada acerca dos meus canários, também porque não tenho muito jeito para a escrita.
Por isso já com as criações terminadas decidi relatar-vos vagamente o que me sucedeu no meu canaril nesta época.
Para vos ser sincero no inicio do ano, as minhas expectativas eram altas.
Este ano mudei alguns produtos em relação ao ano anterior, principalmente a vitamina E, que fiquei bastante contente perante a percentagem de ovos galados.
Este ano optei por juntar os canários mais cedo do que o habitual.
Estava tudo a correr na perfeição em termos de ovos galados na 1ª postura que decidi encomendar mais umas tantas anilhas no ultimo pedido.
O pior veio a seguir, quando os canários começaram a nascer, alguns deles tinham o tal "ponto preto" chamada a proventriculite. Acho que já não deve haver ninguém que não tenha ouvido falar deste mal que dizima uma elevada quantidade de canários recém-nascidos.
Há bastantes criadores que na preparação de seus canários fazem um tratamento no mínimo durante 15 dias com um produto que é comercializado em França com a designação de FINGIZONE.
Eu nunca dei ao meus canários, como tal, este ano irei tentar arranjar para lhes dar para ver se para o ano irei notar algumas melhorias em relação a esta doença.
Como devem imaginar tive logo bastantes baixas e fiquei um pouco desanimado, mas sempre com a consciência que ainda estava no inicio e que iria conseguir dar a volta por cima.
Como um mal nunca vem só, este ano não sei o que se passou com a maioria das minhas fêmeas mas estavam malucas de todo! Deviam pensar que este ano era eu que ia chocar os ovos! Algumas punham os ovos e nem sequer assentavam choco,outras passados meia dúzia de dias de choco abandonavam o ninho, outras que os machos não as deixavam estar no choco em paz e então eu decidi separa-los com a vaia de maneira a que se vissem. Não é que mesmo assim algumas fêmeas dias depois levantaram choco! Havia alturas como se costuma dizer " parecia uma barata tonta" com os ovos de ninho para ninho. Mas mesmo assim a situação que mais me custava ver era fêmeas que levantavam choco a faltar 1 ou 2 dias para as crias nascerem.
Ha criadores mais experientes com quem falei ao longo deste meses que me diziam que o tempo andava muito instavel, dai poderá ter sido uma das causas das fêmeas andarem meias confusas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário